quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sobre liberdade,Chiquinha e passarinho...

Imagem google

Acredito que sem música esse mundo seria muito sem graça.Música embeleza,embala sonhos ,acalenta esperas, liberta sentimentos e pessoas.Costumo fazer os posts do blog ouvindo música,pois fico mais inspirada...A vontade então foi de falar de Chiquinha Gonzaga,uma das mulheres brasileiras que esteve sempre a frente do seu tempo e rompeu muitas barreiras. 
Chiquinha era filha de uma negra com um militar e a família paterna,não aceitou bem o casamento do filho.Educada com pompas para tornar se uma sinhazinha ,nunca se rendeu ao estilo aristocrático do pai.Casou se pela primeira vez aos 16 anos e o presente de casamento pedido ao pai não podia ser outro:um piano. O excesso de zelo com a música e o piano logo provocaram ciúmes no marido.Teve quatro filhos e separou se do marido que não aceitava sua paixão pela música. 
Por desafiar os padrões familiares da época sofreu fortes preconceitos.Foi uma ativa participante do movimento pela abolição da escravatura,vendendo suas partituras de porta em porta para angariar fundos para a causa abolicionista.Também participou da campanha republicana e todas as grandes causas sociais do seu tempo. 
Compôs Ó abre alas verdadeiro hino atemporal do carnaval.Sua obra reúne músicas dos mais variados gêneros: polca,tango brasileiro,valsa,modinha.Envolveu se em romances polêmicos um deles com um rapaz 36 anos mais novo,seu companheiro até o fim da vida. 
Essa mulher que serviu de inspiração a toda uma geração  faleceu aos 87 anos numa antevéspera de carnaval...  
      
Imagem google
Chiquinha Gonzaga
  
E agora o passarinho que falei no títilo do post...vai me dizer que não tem tudo a ver com Chiquinha ,sua música e  liberdade?Ela super usaria ,garanto...  
 

Colar dourado de passarinho.O olhinho é de strass,pura delicadeza!R$34,00 
Quer um pra chamar de seu?é só comentar aqui mesmo no blog ou mandar um email para bijuinfinie@yahoo.com.br  enviamos pra todo o Brasil.